top of page

Serviços ecossistêmicos em florestas urbanas: armazenamento hídrico dos solos de novos ecossistemas
Alexandra Loureiro

1605551205427.jpg
1603984639489.jpg
Apesar de possuírem o papel fundamental de sustentar os elementos que compõem os ecossistemas, as funções do solo e os serviços ecossistêmicos provenientes dele são constantemente negligenciados. Nesse sentido, existem muitas lacunas na temática dos SE particularmente em relação ao papel dos solos como provedor de diversos serviços, em especial nos novos ecossistemas de ambientes urbanos.

Os novos ecossistemas estão relacionados com o processo de transformação da paisagem que alteram funções e SE fornecidos. Estes conceitos podem ser utilizados como ferramentas importantes para gestores e tomadores de decisão compreenderem e avaliarem os potenciais benefícios referentes aos mesmos. As lacunas de estudos e falta de dados ilustram a necessidade de monitoramento ecológico de longo prazo para desenvolver uma compreensão mais precisa desses sistemas e de suas trajetórias. Por isso, é essencial elaborar estudos sobre o fluxo de serviços ecossistêmicos desses novos ecossistemas.

O intuito dessa pesquisa é contribuir para um maior entendimento do efeito dos novos ecossistemas no SE de armazenamento hídrico no solo, além de fornecer informações para uma gestão eficiente de parques no que tange a questão da presença de espécies exóticas na paisagem.

O presente projeto tem como objetivo geral avaliar o armazenamento hídrico em solos de novos ecossistemas e áreas adjacentes de florestas secundárias do Maciço da Tijuca, dominados principalmente pela espécie (Artocarpus heterophyllus Lam., popularmente conhecida como jaqueira. Desta forma temos como objetivos específicos:
- realizar uma revisão de literatura teórica-conceitual sobre a temática;
- analisar os atributos físicos e químicos do solo dos ecossistemas emergentes e áreas adjacentes;
- analisar a taxa de umidade e de infiltração nos solos de novos ecossistemas e áreas adjacentes;
- desenvolver subsídios para criação de políticas públicas e atualização do plano de manejo do Parque Nacional da Tijuca.
bottom of page