top of page

Geografia Histórica dos caminhos da Serra do Mar
Vicente Leal E. Fernandez

IMG_0377.JPG
IMG_1517_edited.jpg
Os caminhos que encontramos hoje ao longo da floresta que recobre a Serra do Mar são um testemunho de trabalho humano. Trabalho este que, em muitos casos, foi feito através da mão de obra escravizada, empregada no Rio de Janeiro até o final do século XIX. Nesse sentido, é interessante notar que ao mesmo tempo em que essa mão de obra teve um papel tão importante na história e no processo de transformação da paisagem da Serra do Mar, do Rio de Janeiro e de São Paulo, ela esteja invisível na historiografia tradicional. Ao tomarmos os caminhos da Serra do Mar como ponto de partida, poderemos preencher parte dessa lacuna histórica, valorizando personagens que por muito tempo permaneceram esquecidos. A invisibilidade destes personagens percebida na historiografia tradicional se reflete no desconhecimento do público que, mesmo transitando por estes caminhos, não se dá conta de que estão caminhando sobre história e trabalho humano.

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o papel dos caminhos antigos da Serra do Mar no processo de transformação das paisagens florestais que os circundam. Apresenta ainda como objetivos específicos:
a) Reconstruir a história dos caminhos da Serra do Mar e das paisagens florestais que os circundam, buscando identificar seus diferentes usos e finalidades ao longo do tempo;
b) Reconhecer possíveis personagens invisibilizados que fizeram parte do desenvolvimento dos caminhos antigos;
c) Identificar e mapear legados socioecológicos relacionados aos caminhos antigos que foram gerados a partir das interações entre os diferentes atores sociais e a paisagem;
d) Compreender a distribuição espacial dos diferentes legados socioecológicos e analisar a associação espacial destes com os caminhos antigos;
e) Avaliar os legados impressos na estrutura e composição da vegetação do entorno dos caminhos antigos.

A questão norteadora apresentada neste projeto pode ser explicitada da seguinte maneira: Qual a influência dos caminhos antigos no processo de transformação das paisagens florestais da Serra do Mar?
Outras questões que emergem são:
i) Quais foram as motivações para abertura desses caminhos?
ii) Quais são os sujeitos ocultos presentes na história e nas paisagens dos caminhos da Serra do Mar?
iii) Quais foram os usos das florestas no passado?
iv) Quais são os legados socioecológicos gerados a partir da abertura desses caminhos?
v) Existe alguma correlação entre os legados socioecológicos encontrados, o uso pretérito dos caminhos e seu momento de abertura?
vi) Como a vegetação atual responde aos diferentes acontecimentos pretéritos?

A hipótese que esta tese pretende verificar é se os caminhos antigos da Serra do Mar foram fator determinante para as transformações nas paisagens florestais que se sucederam a partir de sua abertura, assim como na presença de legados socioecológicos no entorno dos caminhos.
bottom of page