top of page

Membros atuantes

Atualmente o LaBEH conta com 5 doutores(as), 2 doutorandos(as), 2 mestres, 1 mestrando, 2 bacharéis, 4 graduandos(as) e 10 colaboradores.

91912889_10222356387475984_3238799662131
Alex Solórzano
Coordenador do LaBEH
alexandrosol@gmail.com 

Possui título de graduação em Geografia pela PUC-Rio e mestrado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde desenvolveu pesquisa na área de História Ambiental da Mata Atlântica. A tese de Doutorado foi realizado no Programa de pós-graduação em Ecologia da UnB, tendo desenvolvido pesquisa na área de Fitogeografia e Ecologia de Comunidades de cerradão. Realizou doutorado sanduíche na Colorado State University, trabalhando com modelagem de distribuição de espécies do cerradão. Atualmente busca realizar uma pesquisa integrada da sociedade e natureza, a partir de uma perspectiva de sistemas socioecológicos (SSE), com uma abordagem que permeie a Geografia, História e Ecologia. Nesse sentido, a biogeografia é uma disciplina que pode ajudar a responder perguntas referentes à interação sociedade-natureza aplicado à Conservação da Mata Atlântica. Apresenta as seguintes linhas de pesquisa: Biogeografia e Sistemas Socioecológicos, História da Paisagem, Ecologia Histórica, Ecologia Urbana e Relação Sociedade-Natureza.

servletrecuperafoto (2).gif
Lucas Brasil
Coordenador do LaBEH
brasilucas@gmail.com

Tem experiência na área de História Ambiental, através de formação interdisciplinar em Restauração, Unidades de Conservação, Geoprocessamento, Etnoecologia e História Oral. É bacharel e licenciado em Geografia (UERJ) e bacharel e licenciado em História (UNIRIO). Mestre em Geografia pela PUC-Rio onde desenvolveu sua dissertação aliando Geografia Histórica, História Ambiental e Etnoecologia na compreensão da transformação da paisagem do Vale do Paraíba Paulista. Atualmente cursando Doutorado em Geografia na PUC-Rio pesquisando a biogeografia cultural de gramíneas africanas no Vale do Paraíba em abordagem que integra análise de registros históricos, geração de mapas de uso do solo, caracterização vegetacional e de propriedades físicas e químicas de solos compactados

servletrecuperafoto (5).gif
Vicente Fernandez 
Geógrafo
vicenteleal.puc@gmail.com 

Bacharel (2018) e Mestre (2022) em Geografia pela PUC-Rio. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia na mesma instituição, e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação da UNIRIO. Foi assistente de projeto no Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS). É assessor de mídias digitais e fotógrafo do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio. É responsável pela campanha de divulgação do primeiro Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade do Brasil, na PUC-Rio. Possui experiência e interesse em estudos que tratem da Mata Atlântica, Caminhos Antigos, Legados Socioecológicos, Geografia Histórica, História Ambiental, Ecologia Histórica, Divulgação Científica e interações das múltiplas relações de sociedades com a natureza.

servletrecuperafoto.gif
Rogério Oliveira
Coordenador do LaBEH
rro@puc-rio.br 

Fez a sua graduação em Comunicação Social na PUC-Rio, o mestrado e o doutorado em Geografia na UFRJ, um pós-doutorado em História Ambiental na Universidade Alpen-Adria, Áustria (2007) e outro em Arqueologia Histórica (2015) no Museu Nacional (UFRJ). Atualmente é Professor Associado aposentado do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e membro do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Geografia e do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade, ambos da PUC-Rio. É pesquisador sênior colaborador do Instituto Internacional para Sustentabilidade. Foi membro do Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental da PUC-Rio/Universidade de Braunschweig e foi colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Florestais da UFRRJ. Seu interesse maior é o estudo das interações entre sociedade e natureza ao longo do tempo. Suas pesquisas combinam as abordagens da Ecologia Histórica, da Arqueologia da Paisagem e da História Ambiental. 

Professora adjunta do Departamento de Geografia da UFRJ. Bacharel e Licenciada em Geografia (UFRJ), Mestre e Doutora em Geografia (PPGG/UFRJ). Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Território e Cidadania (IGEO/UFRJ). Atuou também no Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura (GPMC), do Instituto de Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Atuou como professora no Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio. Possui interesse nos campos de Geografia Urbana e das Cidades, Geografia Cultural, Teoria e Pensamento Geográfico, além de temas como a sociabilidade pública, espaços públicos, expansão de favelas e relações entre "sociedade" e "natureza". Possui também interesse nos debates metodológicos da ciência geográfica, com ênfase em métodos visuais, observacionais e de análise textual.

Fotografia_mergulho_João_Pedro.jpg
João Pedro Araujo
Biólogo
araujo.jpg@gmail.com 

Possui graduação e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Veiga de Almeida; especialização em Gestão Ambiental e Economia Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade pelo Centro Universitário SENAC-SP. É doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Biologia Marinha, Zoologia e Educação, Licenciamento e Gestão Ambientais. Atualmente é Biólogo do Departamento de Gestão Ambiental e do Laboratório de Monitoração Ambiental da Eletronuclear S.A.

Oceanógrafa formada na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), economista formada na Universidade Cândido Mendes (UCAM) e mestra em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Trabalhou por quase nove anos em grandes empresas de consultoria internacionais, com foco em gerenciamento de recursos não renováveis, especialmente combustíveis fósseis na América Latina. Durante este período, desenvolveu relatórios estratégicos e coordenou uma base de dados espaciais da América do Sul. Desde 2015, desenvolve projetos em meio ambiente e sustentabilidade. Atualmente, trabalha em projetos de consultoria em engenharia, com foco em sustentabilidade e implementação da Agenda ESG. Integra o grupo de pesquisa do Laboratório de Biogeografia e Ecologia Histórica (LaBEH) e o Grupo de Pesquisa Interinstitucional em Serviços Ecossistêmicos. 

Mestre em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduou-se bacharel e licenciado em Geografia pela PUC-Rio, com intercâmbio acadêmico no Departamento de Geografia e Planejamento na Universidade do Minho - Portugal. Atua na Diretoria de Biodiversidade, Ecossistemas e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (RJ), onde ocupa o cargo de Gerente das Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro.

Geografo (Licenciado e Bacharel) pela PUC-Rio, é mestrando do departamento de Geografia e Meio Ambiente na mesma instituição. Desenvolve pesquisa sobre as paisagens espirituais da Mata Atlântica fluminense. Em seu estudo, busca compreender a relação das Umbandas e Candomblés com a mata, em que investiga a associação entre o valor simbólico de elementos físico-biológicos sagrados e as práticas rituais nas florestas. Em sua monografia, intitulada "Sobre as camadas sutis da paisagem: Valores e usos rituais da floresta da Serra da Estrela, Magé -RJ", também averiguou a relação do grupo Neopentecostal Assembleia de Deus com a floresta. Possui interesse nas áreas de Ecologias Espirituais, Ecologia Histórica, Geografia Histórico-Cultural e, de maneira mais ampla, em discussões sobre a problemática das relações naturezas-culturas no Antropoceno. 

Geógrafa pela PUC-Rio e graduanda em Ciências Ambientais pela UNIRIO. Possui interesse nos campos de Geografia Cultural, Geografia Urbana, Biogeografia, Ecologia Histórica, Etnoecologia e História Ambiental com ênfase no debate da relação entre sociedades e natureza, conservação ambiental, gestão ambiental, educação ambiental, transformação da paisagem e Mata Atlântica.

Antonia Mahr
Graduanda em Geografia
antoniamahr2@gmail.com
WhatsApp Image 2023-03-14 at 14.10.38.jpeg

Antonia é graduanda em Geografia pela PUC-Rio. possui interesse na relação sociedade-natureza, no que versa aos cultivares antropocêntricos e a percepção ambiental de comunidades urbanas sobre a(s) Floresta(s)

Possui graduação em Arquitetura da Paisagem - Università degli Studi di Roma La Sapienza (2009). Possui mestrado em Arquitetura da Paisagem - PROURB, FAU,UFRJ (2013) Atualmente è sócia do escritório de paisagismo "Embya, paisagens e ecossistemas" onde atua como gerente de projetos tendo participado como coordenadora de projetos de grande escala entre quais: o projeto executivo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro e o Corredor Verde Recreio e o jardim etnobotanico de Salvador Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura da paisagem onde atua como projetista de jardins residenciais, parques públicos, estudos de viabilidade ambiental, planejamentos territoriais. Sua especialidade è restauro de jardins históricos. Se interessa pela Antropologia da Paisagem com o intuito de, através de conceitos antropológicos, se aprimorar nas praticas profissional de arquitetura paisagística

Graduado no curso de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio. Foi bolsista FAPERJ de iniciação científica do Laboratório de Biogeografia e Ecologia Histórica (LaBEH) da Puc-Rio, onde hoje atua como pesquisador associado. Possui experiência e interesse em estudos relacionados a Ecologia Histórica, História Ambiental, Ecologia de Florestas, Ecologia de Paisagem, Ecologia Urbana, Agroecologia, desenvolvimento sustentável e as múltiplas relações entre sociedade e natureza. Atualmente possui uma pesquisa em andamento referente a Transformação da paisagem e Novos ecossistemas de Jaqueira no Maciço da Tijuca, abordando questões relacionadas a sua distribuição espacial, estrutura e produtividade.

61522997_2206450542742158_58241761424493
Maria Amadeo
Graduanda em Geografia
mariaamadeo@icloud.com

Estudante de graduação em Geografia na PUC-Rio e de Filosofia na UFRJ. É interessada pelas relações simbólicas milenares que existem entre a(s) humanidades e a natureza. Tem se aprofundado nas diretrizes e práticas da agrofloresta e agricultura sintrópica há 4 anos. Busca investigar as conexões entre as plantas medicinais_mulheres_e florestas

WhatsApp Image 2023-03-13 at 15.16.09.jpeg
Julia Penelis
Graduanda em História
juliapenelis@gmail.com

Graduanda em História pela UFRJ. É aluna extensionista do projeto Arqueologia Viva, do Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem (LAP), do Museu Nacional. Possui experiência com divulgação científica e interesse em estudos da História Ambiental e a relação das pessoas com as plantas.

WhatsApp Image 2023-03-13 at 11.58.02.jpeg
Henrique Paraíso
Graduando em Geografia
brunommii2002@gmail.com
Currículo Lattes

Graduando de Geografia na PUC Rio. Atualmente busca aprofundar seu conhecimento sobre a natureza, como é a relação com a sociedade e como isso é refletido no espaço.

Colaboradores

PSX_20211126_142734.jpg
Pedro Lobão
Arquiteto
lobao.p@gmail.com

Arquiteto e Urbanista formado na Universidade Santa Úrsula Mestre em Arquitetura Paisagística pelo PROURB/FAU/UFRJ. Professor do Atelier Integrado de Projeto Arquitetônico da PUC-Rio. Atua nas áreas de Desenho Urbano e Projetos de requalificação urbana. Desde 2017 é sócio do Projeto Mão Na Jaca, onde atua em ações de educação socioambientais e de promoção de maior interação da população com a natureza urbana.

Mestra em Geografia e Meio Ambiente pela PUC-Rio e bacharel em Ecologia pela UFRJ. Durante a graduação se dedicou a extensão universitária em projetos de Educação Ambiental e Agroecologia. No mestrado focou sua pesquisa na transformação da paisagem de um trecho de Mata Atlântica na perspectiva da História Ambiental e Ecologia Histórica. Seus interesses se debruçam sobre manejo integrado da paisagem rural, recuperação da vegetação nativa, conservação através do uso da sociobiodiversidade e sistemas agroflorestais. Atualmente é uma das coordenadoras de desenvolvimento sustentável no Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), onde elabora e executa projetos e pesquisas relacionadas ao uso sustentável da terra e da biodiversidade.

Publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (2018) e mestrando em Ciência da Sustentabilidade pela PUC-Rio. Possui cursos de extensão na área de Marketing Digital e Sustentabilidade, com 5 anos de experiência em estratégias digitais. Lidou com empresas que tangiam a sustentabilidade e sempre se interessou pelo assunto. É colaborador de e-books sobre resíduos baixados por milhares de pessoas e compartilhados por diferentes associações de empresas do Brasil. Almeja contribuir na construção de pessoas, organizações e comunidades mais justas e sustentáveis.

servletrecuperafoto (1).gif
Adi Lazos Ruíz
Engenheira Agrônoma
adi_lazos@hotmail.com 

Possui graduação em Ingeniera Agrónoma en Producción pelo Instituto Tecnologico Y de Estudios Superiores de Monterrey (2003), mestrado em International Master in Rural Development - Ghent University, doutorado em Biodiversidad: Conservación y gestión - Universidad de Alicante (2014) e pós doutorado na PUC-Rio. Tem experiência na área de Desenvolvimento Rural, Ecologia e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenamiento, empresas sustentáveis, indicadores de sustentabilidade e história ambiental

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel e mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela UFRRJ. Doutorado em Geografia com ênfase em Ecologia da Paisagem pela PUC-RIo, Atuou como professor de botânica no centro universitário Geraldo Di Biase de 1996 a 2021; professor docente 1 - Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador colaborador do Instituto de Pesquisa Jardim Botanico do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamas, atuando principalmente nos seguintes temas: florística e Fitossociologia, História Ambiental, Ecologia da paisagem, diversidade florística, floresta atlântica e herbário.

Graduada, Mestre e Doutora em Geografia e Meio Ambiente pela PUC-Rio, com parte do doutorado na Escola de Ciências Ambientais da Universidade da East Anglia (UK). É pesquisadora no Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e integra os grupos de pesquisa: Gestão Integrada da Paisagem (PUC-RIO), Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) e Núcleo de Estudo da Paisagem - NEP (PUC-Rio). Tem experiência nas áreas de história ambiental, ecologia histórica, ciência do solo e restauração florestal da Mata Atlântica. Atuou e atua em projetos de caracterização de solos e avaliação/valoração de serviços ecossistêmicos de solos de sistemas agrícolas, pecuários e florestais.

Possui graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e mestrado em Geografia, ambos pela UFRJ. Tem experiência na área de Geoecologia e Pedologia em temas voltados à análise da paisagem, planejamento territorial e conservação da biodiversidade. Trabalha desde 2013 como biólogo, funcionário público, da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro (SMAC), lotado na Gerência de Planejamento e Proteção Ambiental. Atua em projetos voltados ao planejamento e monitoramento das dinâmicas de uso e ocupação do solo, mapeamento da cobertura vegetal, indicação de áreas prioritárias para conservação, caracterização ambiental de bacias hidrográficas, planos de manejo de Unidades de Conservação e gestão do território. Compôs o quadro docente (professor agregado) do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio (2013-2021). Atualmente encontra-se em Toronto, Canadá, tendo experiências de trabalho no órgão Toronto and Region Conservation Authority (TRCA) realizando estudos e projetos de inventário e monitoramento das florestas urbanas da região.

PSX_20211126_142800.jpg
Keitie Weintraub
Cientista Política
khweintraub@gmail.com

Possui graduação em Government (Ciencias Politicas) e Global Health and Health Policy (Saúde Publico Global) da Universidade de Harvard (2014) em Cambridge, Massachussets. Estudante de mestrado professional da Programa de Pos Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável na Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro. Tema de dissertação "Baixada Viva: Como um empreendimento com base na jaca verde pode implementar políticas públicas ambientais e de segurança alimentar na Baixada Fluminense" sob orientação Professora Katia Cilene Tabai. Atualmente é Coordenadora de Parcerias e Projetos do Instituto Sinal do Vale, um centro de sustentabilidade que trabalha na regeneração de florestas, sistemas alimentares, e comunidades. Responsável pela coordenação de parcerias institucionais internacionais e regionais com fundações, universidades, o governo municipal, empresas e ONGs. Responsável pela coordenação de projetos sócio-ambientais que promovem a geração de renda de jovens e regeneração das ecossistemas na Baixada Fluminense. Responsável pelo desenvolvimento do conteúdo, currículo, e implementação dos programas educacionais de sustentabilidade para estudantes internacionais e brasileiros.

É professora de biologia no CEFET/RJ. Pós-doutora em Geografia na PUC-RJ. Doutorado em Ciências (UFRRJ), mestrado em Botânica (UFRJ), especialização em Gestão Ambiental de Municípios (UTFPR), licenciatura/bacharelado em Ciências Biológicas (USU). Tem experiência em pesquisa, docência e consultoria em áreas interdisciplinares que abordem a relação sociedade e natureza, tais como educação ambiental, história ambiental, gestão de áreas protegidas. Também é mediadora profissional com atuação em gestão de conflitos.

PSX_20211128_110127.jpg
Isadora Mendes
Engenheira Ambiental
isadoramendesms@poli.ufrj.br

Engenheira Ambiental pela UFRJ e mestranda em Ciência da Sustentabilidade pela PUC Rio. Tem experiência na área de mudanças climáticas, tendo estagiado na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) no departamento de mudanças climáticas, encarregada de pesquisas e levantamento de dados secundários para apoiar projetos, e de conduzir análises e elaborar documentos e estudos relacionados às questões climáticas no Estado do Rio de Janeiro. Também foi pesquisadora e estagiária do Laboratório Interdisciplinar do Meio Ambiente (LIMA/Centro Clima/UFRJ) na área de mudanças climáticas, com projetos de pesquisa relacionados à análise e mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da AFOLU e à restauração florestal e captura de CO2, e com experiência de trabalho nos inventários estaduais e nacionais de GEE.

Antigos integrantes

Bacharel em Geografia pela PUC-Rio, Mestre em Geografia pela UFRJ junto ao Laboratório de Geo-Hidroecologia e Gestão de Riscos (GEOHECO/UFRJ), Doutora em Geografia pela PUC-RIo. Possui experiência em geoprocessamento e sensoriamento remoto. Atuou na coordenação da equipe de campo de educadores populares dos municípios de Paraty (RJ) e Ubatuba (SP) do Projeto Redes - Projeto de Educação Ambiental da Costa Verde, condicionante do licenciamento ambiental para exploração de petróleo na bacia de Santos, executada pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS/Fiocruz) junto a comunidades de pescadores e pescadoras artesanais. Seus interesses envolvem as resultantes ambientais das relações entre sociedade e natureza a partir de perspectivas integradas das áreas da História Ambiental e Ecologia Histórica; Ecologia Política; Geoecologia; Hidrologia e Desastres Socioambientais.

servletrecuperafoto (4).gif
Luciene Lima
Geógrafa e Gestora Ambiental
marialucienelima@gmail.com

Graduada em Gestão Ambiental e em Geografia pela Universidade Estácio de Sá, Mestre e doutoranda em Geografia pela PUC-Rio. Há 16 anos atuante como consultora em Sistema de Informação Geográfica (SIG) no setor privado no âmbito do Licenciamento Ambiental. Atualmente, assessora acadêmica na Rede de Soluções e Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN Brasil); pesquisadora integrante do Laboratório de Biogeografia e Ecologia Histórica (LaBEH/PUC-Rio). Interesse de pesquisa voltado para temas relacionados com desenvolvimento metodológico de SIG aplicado à Biogeografia e cartografia histórica; e análise integrada relacionada às interações socioecológicas para produção técnica e científica em estudos de Gestão da paisagem.

Martim D'Orey
Geógrafo 
doreymartim@gmail.com

Graduado em Geografia no Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-RJ Pesquisador do Laboratório de Biogeografia e Ecologia Histórica (LaBEH) Mestrando da Universidade de Lisboa com ênfase em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território.

Bacharel e Licenciado, Mestre e Doutor em Geografia pela PUC-Rio. Atualmente, é professor do Departamento de Biologia da PUC-Rio, participa como pesquisador do Laboratório História e Natureza (LabHeN/UFRJ) e faz parte do Conselho Consultivo do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela (REVISEST). Possui experiência e interesse em estudos que se enquadrem na perspectiva da História Ambiental, da Ecologia Histórica, do uso de coleções botânicas, dos Biomas Brasileiros, especialmente sobre a Mata Atlântica, da Ecologia Urbana, da Restauração Ecológica e, de modo geral, das múltiplas relações entre as sociedades e a natureza ao longo do tempo. 

Suellen.jpg
Suellen Pereira 
Doutoranda
suellensilvap@yahoo.com.br 

Geógrafa - UERJ, Doutoranda em Geografia pela PUC-Rio, linha de pesquisa: Educação Geográfica e Cidadania. Mestre em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UERJ -Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos. Mais de 10 anos de experiência como analista ambiental, desenvolvendo trabalhos para diversos empreendimentos. No momento, atua como professora e pesquisadora em educação e meio ambiente. Experiência com ensino da geografia, educação ambiental, implementação de projetos socioambientais, licenciamento ambiental, educação não tradicional, metodologias ativas, participativas e tecnologia educacional. Participa do Grupo de Estudos NECPEG.

Geógrafo formado pela Universidade Federal Fluminense em 2016, atua na elaboração de estudos ambientais como Analista de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) na Ecology and Environment do Brasil. Possui experiência acadêmica na interface entre Biogeografia e Geomorfologia e no uso de diversas geotecnologias nas áreas de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.

101310894_2992876914152998_4770927802146
Maria Eduarda Oliveira
Graduanda em Geografia
mariaunigeo@gmail.com

Graduanda no curso de Geografia e Meio Ambiente PUC-RIO, atualmente integrante do Laboratório de Biogeografia e Ecologia Histórica PUC-RIO (LaBEH). Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, ensino de Geografia e Educação inclusiva

71807261_2935314953148676_44615086901716
Daniele Gomes
Graduanda em Geografia
dani.cristine99@gmail.com
bottom of page